Anemia pode ser um sinal de doença renal

11.10.2016

A anemia corresponde a redução dos glóbulos vermelhos no nosso sangue. Essas células, também conhecidas como hemácias, são as responsáveis por distribuir o oxigênio para todo o corpo. Sem elas as demais células reduzem as suas funções e o organismo fica lento surgindo seus principais sintomas: fadiga, sonolência, falta de energia e pele pálida.

Os rins são responsáveis pela produção de um hormônio, chamado eritropoetina, que desempenha um importante papel prevenção da anemia: estimula a medula óssea a fabricar novos glóbulos vermelhos sempre que necessário.

A anemia no paciente renal crônico é multifatorial e ocorre por:

1. Redução dos níveis de eritropoetina;

2. Baixa absorção de ferro pelo intestino levando a uma deficiência de ferro;

3. Deficiência de ácido fólico e complexo B;

4. Predisposiçao a pequenos sangramentos muitas vezes imperceptíveis ao olho nu;

5. Estado inflamatório crônico e tempo de vida da hemácia menor devido a uremia (excesso de toxinas no organismo decorrente da baixa filtração glomerular do rim);

O pilar para o tratamento da anemia na doença renal é ofertar artificialmente por meio de injeções a eritropoetina, associado a suplementação de ferro endovenoso e do ácido fólico e complexo B via oral.

Esse tratamento é complexo e a resposta clínica é variável necessitando pelo menos uma avaliação mensal com o médico nefrologista.

Destaques

Calculo Renal - Causas, Sintomas e Tratamento