Sódio em excesso - Um grande vilão para os rins

03.10.2016

 

 

O Sódio é um mineral muito usado na culinária, podendo adoçar ou salgar alimentos. Encontra-se em altas concentrações em alguns produtos industrializados com a finalidade de conservá-los por mais tempo. Sua forma mais conhecida é o sal de cozinha, mas ele também é encontrado em adoçantes, no fermento  e no glutamato monossódico, usado para realçar o sabor dos alimentos.

 

A função primordial do sódio no organismo é equilibrar os fluidos corporais. O seu excesso faz o rim reter líquidos provocando os inchaços e elevando os níveis da pressão arterial.

 

Atualmente, na nossa sociedade capitalista está em voga o ditado “tempo é dinheiro”, somos incentivados a não perder tempo e utilizarmos os momentos ociosos para ganhar mais e mais dinheiro e assim somos expostos a uma dieta inadequada e rica em sódio. A correria do dia a dia e a falta de tempo para preparar o próprio alimento, faz buscarmos a praticidade dos alimentos industrializados. Tais produtos, em geral, são nocivos ao nosso organismo por inúmeros motivos, mas um deles é o excesso de sódio. Isso é um problema de saúde publica mundial.  Sendo assim, o Ministério da Saúde tenta por meio de acordos com a indústria minimizar cada vez mais a quantidade do sódio nos alimentos, tanto que hoje já encontramos opções no supermercado com redução do seu teor.

 

O brasileiro consome em média 12 g sal por dia (5 g de sódio) quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde é de até 5 g de sal por dia (2 g de sódio). 70% deste sal provém dos alimentos industrializados.

 

 

Isso faz os casos de hipertensão arterial aumentarem virtuosamente e consequentemente cresce o número  de doenças cardiovasculares como Infarto Agudo do Miocardio e Acidente Vascular Cerebral.  Vale lembrar que a principal causa de insuficiência renal crônica é a hipertensão arterial e devido a ela centenas de pessoas por ano passam a necessitar da hemodiálise para viver. 

 

 

A formação de cálculos urinários em pessoas saudáveis (sem erros metabólicos) também se deve ao excesso de sódio. São dois os mecanismos:

  1. Retenção de líquidos levando à uma urina hipersaturada;

  2. O sódio aumenta a excreção de cálcio pelo rim elevando a sua concentração na urina. Mais de 80% dos cálculos urinários são compostos por cálcio.

Abaixo segue uma tabela com os alimentos campeões em sódio:

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Calculo Renal - Causas, Sintomas e Tratamento

16.05.2016

1/4
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por Tags